Quem somos

A Sociedade & Território, Lda é uma empresa de Gestão Social que apoia grandes empreendimentos nos sectores de gás, mineração, ferrovias e águas, em Moçambique e na região.

O nosso objectivo é promover o equilíbrio e a sustentabilidade do desenvolvimento social e económico, com soluções inovadoras e uma abordagem focada na escuta activa, diálogo e parcerias.

Integramos o conhecimento local para garantir a aceitação e viabilidade dos projectos nos territórios onde actuamos, sempre com rigor metodológico.

Propósito

Contribuir para o equilíbrio e a sustentabilidade do desenvolvimento social e económico, fornecendo soluções e informações inovadoras no campo da pesquisa e intervenção social.

Visão

Ser reconhecida como referência em Moçambique, em matéria de pesquisa social aplicada, para o fomento de uma melhor gestão social e territorial.

Valores

1. Integramos o conhecimento local na base de nossos produtos e serviços.

2. Actuamos com base na integridade e transparência na busca de um desenvolvimento social e económico justo e equitativo.

3. Promovemos relações éticas e duradoras.

4. Dialogar e fazer dialogar faz parte de nossa essência!

5. Aplicamos e partilhamos o conhecimento que produzimos!

Nossa história

2022 – 2023

Consolidação e expansão estratégica

Entrada nos empreendimentos de gás e novos projetos.

2021

Expansão para a região centro de Moçambique

Atuação no complexo projeto IRRIGA em Sofala.

2019 – 2020

Reassentamentos em tempos de pandemia

Reassentamento de 200 famílias na Barragem de Corrumana.

2017

Primeiros grandes projetos desafiadores

Apoio ao projeto Nacala Logistic e reassentamentos.

2016

Fundada em um cenário de crise global

Criação da S&T em Maputo, com foco em gestão social.

Nossa equipa

Abel Mutisse

Arquitecto e
Planeador fisico

Arão Comé

Gerente Técnico

Acrísio Tomás

Analista de Dados Socioeconómicos

Casimiro Manhique

Especialista em Estudos Socioeconómicos e PAR

Denis Kapelekoko

Analista de Gestão de Informação

Elsa Mutiana

Socióloga Trainee

Géssica da Câmara

Analista de Comunicação Trainee

Kenia Caroline

Directora Geral

Leandro Gomes

Coordenador de Estudos Socioterritoriais

Raimundo Sitoe

Gerente de Projectos

Ratmir Cuna

Director de Relacionamento Institucional e Novos Negócios

Regina Manjate

Analista Administrativa

Tamaguininy Carvalho

Director Administrativo e Financeiro

Tatiana Daniel

Analista de Comunicação

Yara Ngomane

Analista Social

Zeynul Ruby

Analista de Dados & TI

2022-2023

Consolidação e expansão estratégica

Neste período, a S&T expandiu a sua actuação para novas áreas: Direitos Humanos e Corporações, nomeadamente no caso da mina de rubis no Distrito de Montepuez, Província de Cabo Delgado, e temas relacionados com o acesso à água e a capacidade de pagamento das comunidades rurais das províncias da Zambézia e Cabo Delgado (USAID), bem como em Avaliações de Impacto Ambiental (AIAs) em Maputo. Consideramos 2023 como o ano de afirmação da empresa. Celebrámos sete anos de existência, marcados pela nossa entrada em todos os empreendimentos de gás em Moçambique (ExxonMobil, TotalEnergies e SASOL). Este feito reflete a confiança e o reconhecimento dos nossos parceiros, alinhando-se ao nosso propósito de contribuir para o equilíbrio e sustentabilidade do desenvolvimento social e económico. Fornecemos soluções inovadoras no campo da pesquisa e intervenção social, permitindo que a actuação dos nossos parceiros seja valorizada em Moçambique e no mundo.

2021

Expansão para a região centro de Moçambique

A participação no projecto IRRIGA, na província de Sofala, foi um marco importante para a S&T, que pela primeira vez actuou na região centro de Moçambique. Este projecto, considerado um dos mais complexos em que a S&T esteve envolvida, consistia na reconstituição de uma iniciativa afectada pelos ciclones que devastaram a província. A S&T foi responsável por procurar novos documentos, identificar os beneficiários dispersos em vários assentamentos públicos e mediar consensos sobre os mecanismos de restituição dos meios de subsistência. Graças a este trabalho, foi possível dar continuidade ao projecto de construção de regadios no distrito do Búzi, financiado pelo Banco Mundial. O projecto, que se prolongou até o início de 2024, teve um desfecho satisfatório para todas as partes envolvidas.

2019 – 2020

Reassentamentos em tempos de pandemia

Num período em que o mundo enfrentava as restrições impostas pela COVID-19, a S&T foi desafiada pelo Ministério das Obras Públicas e pela Direcção Nacional de Recursos Hídricos a finalizar o reassentamento de mais de 200 famílias afectadas pela reabilitação da Barragem de Corrumana, em Sábiè, província de Maputo. Financiado pelo Banco Mundial, este projecto encontrava-se na sua fase final e a realocação das famílias era crucial para a conclusão do relatório de financiamento, viabilizando novas linhas de crédito para o ministério. Implementar o reassentamento em plena pandemia obrigou a S&T a reinventar os processos de diálogo com as famílias e a rever os protocolos de transferência, numa região onde os impactos sociais e económicos da pandemia eram particularmente sentidos.

2017

Primeiros grandes projetos desafiadores

Este ano marcou um salto qualitativo para a S&T. A empresa foi convidada a apoiar a equipa da Nacala Logístic no processo de Project Finance. O desafio consistia em adequar o desempenho social da corporação aos Padrões de Desempenho Social da International Finance Corporation (IFC), especialmente no que se refere aos processos de aquisição de terras (reassentamento) para a implementação do empreendimento nas províncias de Tete, Niassa, Nampula e no vizinho Malawi. Este projecto exigiu da S&T uma mobilização eficaz de profissionais e tecnologias para o levantamento, mapeamento e sistematização de dados de mais de 15 mil famílias ao longo de 940 km. A execução deste projecto prolongou-se por três anos.

2021

Fundada em um cenário de crise global

Num momento de crise económica global em 2016, com impactos significativos no sector dos serviços, a determinação e o sonho de oferecer soluções mais ousadas e competitivas na área de gestão social levaram um grupo de jovens profissionais, com vários anos de experiência nos sectores de minas, água, estradas e energia, a unirem-se para criar a marca S&T. Nascida em Maputo, a S&T é uma empresa inovadora de consultoria em gestão social e pesquisa aplicada, que rapidamente se destacou no sector em que opera.

Cliente: Montepuez Ruby Mining

Escopo do Projecto: Estudos e Pesquisa de Mineração
Duração do Projecto:
7 meses - Janeiro 2022 à Agosto 2022
Localização: Cabo Delgado
Descrição do Projecto: Serviços de Consultoria para a realização de estudos de caso sobre incidentes relacionados com queima de infraestruturas na comunidade de Nthoro "”Namujo" no período entre 2013 - 2016. Serviços sobre incidentes relacionados com abuso sexual (incluindo estupro) na área de concessão da MRM.